Monday, December 24, 2007

Friday, December 7, 2007

action movies para o menino e para a menina

felizmente, este final de ano tem sido altura de estreia de grandes filmes (ainda na calha está o último dos manos Cohen...).
e numa semana, saí cansado do cinema por duas vezes. há filmes que pela sua envolvência e velocidade fazem-nos sentir como que saídos de um bom treino. senão veja-se algumas das presmissas e coincidências curiosas:

- excelente elenco, maioritariamente europeu (Clive Owen, Monica Belluci, Naomi Watts, Viggo Mortensen, Vincent Cassel; Paul Giamatti, americano, no seu melhor papel) - será coincidência serem quase todos europeus????
- realizadores não americanos
- sequências de violência desmedida
- recém nascidos no centro da história
- mulheres lindas de morrer como personagens em crise maternal (Monica Belluci e Naomi Watts)
-homens duros e (acho..) giraços
- sequência de acção a culminar com perfuração de um olho (se num filme a arma é uma faca, no outro é... é... uma cenoura)
- organizações tipo máfia (lobby das armas e Vory V Zakone, máfia russa)
- bandas sonoras fantásticas (Shoot'em Up- Motorhead, AC/DC, Jon Spencer Blues Explosion, Nirvana... ou em contrapartida, música eslava/russa e clássica para o Eastern Promisses)


Shoot'em Up, vem brincar, sem quaisquer pretensiosismos, com filmes como Sin City, Missão Impossible, Raising Arizona (na sequência do bebé no meio da estrada), Sideways (um filme onde Giamatti entrou e quando ele próprio diz "fuck me sideways") e até, imagine-se, com o Bugs Bunny. Clive Owen (Mr. Smith), comedor quase obcessivo de cenouras, brinca constantemente com o "what's up Doc?" e apresenta-se entre um Batman e um MI6 de bom coração.

Clive Owen e Paul Giamatti têm o filme nas mãos, e têm ao mesmo tempo o seu melhor papel. Giamatti e para não variar, agora no papel de um cold hearted killer estupidamente sarcástico tem momentos fantásticos de humor negro. Ambos vão degladiar-se por um bébé nascido às mãos de Clive Owen, sem culpa no cartório por ser quem é. Monica Belluci, prostituta de profissão, acaba enrolada com o Mr. Smith, no meio de tiros, facadas e...




Em Eastern Promisses, Naomi Watts (ohh Anna Ivanovna..) assiste o parto onde só a criança sobrevive. tentará descobrir o paradeiro da família através do diário da mãe e irá conhecer bem de perto a máfia russa em Londres. Semyon, o chefe, seguido de perto pelo seu filho anárquico ("problemático" será mais fiel à personagem?) Kirill (Vincent Kassel) e o fiel motorista-para-todo-o-serviço-que-vê-as-suas-vergohas-à-mostra-numa-luta Nikolai (Viggo Mortensen) serão embrulhados numa vingança de sangue e ao mesmo tempo pela ameaça que a criança representará para a liberdade de Semyon.

David Cronenberg, sempre com algum fetiche em andamento, volta a centralizar o filme na violência dos homens. E Viggo Mortensen volta a fazer-lhe a vontade ao interpretar uma personagem com duas personalidades completa e perfeitamente distintas.

Excelente .. até agora, o filme do ano!!

vejam lá se não há curiosidades d'um catano!!!

Saturday, December 1, 2007

"Control" again...


sou um pouco suspeito para falar dos Joy Division. suspeito, para bem e para mal. "memórias", já dizia o outro.

mas o filme encheu as medidas. superou, largamente, as expectativas!

muito interessante como não se colou ao "24hour party people" de Michael Winterbottom, sendo que se trata quase de uma biografia do Ian Curtis. os demónios, sonhos, amores e a morte. além disso, os "cromos", eles estão todos lá: desde os Buzzcocks e The Fall (que tive a fantástica e quase única oportunidade de ver e ouvir este ano no Primavera Sounds; os sobreviventes do punk inglês, velhos, gordos e gastos, mas a ensinar ou a relembrar a muita boa gente que afinal não só o "Punk's Not Dead" como também os dinossauros estão cá para mostrar que ainda têm garras e dentes e língua afiados), aos Sex Pistols e por aí fora.
novamente, cena fulcral, o concerto (já postei o poster uns posts atrás) dos Sex Pistols, onde se deu o Big Bang do Rock e do Punk em Inglaterra. esta é de resto uma das poucas cenas comuns aos dois filmes sobre ou à volta de Manchester, Joy Division, Ian Curtis ou New Order .. u choose!

resumindo: vão ver num big screen e com um bom sistema de som enquanto podem. e depois, o dvd deverá certamente valer a pena ser comprado.

Sam Riley, no seu primeiro papel principal sugere que pode vir a ser um grande actor. fantástica e muito surpreendente interpretação. faltou-nos talvez o steve coogan, novamente no lugar do Mr. Tony Wilson
Anton Corbijn, já como mencionei previamente, é um génio da fotografia (volta a filmar integralmente a P&B) e deverá guardar para os extras do dvd, uns tesourinhos bem à maneira.