Sunday, September 28, 2008

"Meio-Irmão" de Lars Saabye Christensen



O que há em comum entre o final da II Grande Guerra, Keith Richards, Oslo, argumentos de cinema, 3 gerações de mulheres presentes e homens ausentes, malas de riso e O silêncio?
Barnum Nielsen, puto loiro de caracóis louros que toda a gente passa o tempo a remexer e que se considera demasiado pequeno para ser gente, leva-nos ao longo de 623 páginas, pelas estórias da sua família disfuncional ao longo de 60 anos, desde a violação que gerou o seu mui problemático meio-irmão Fred, no dia em que é anunciado o fim da II Guerra Mundial, ao pai, mega-trafulha e homem-roda, às tais 3 mulheres na família (a mãe Vera, avó Boletta e bizavó Velha) à epopeia de escrever argumentos para filmes, como maneira de exortar os seus fantasmas, sem nunca perder o ritmo e o interesse.
O humor negro, falo DO humor negro nórdico, saltita frequentemente pelas páginas, como se de um filme se tratasse. aliás, gostava de ver este filme tratado num filme Dogma, explorando, com simplicidade as dores, os ódios e alegrias.
"Meio-Irmão", do norueguês Lars Saabye Christensen (Cavalo de Ferro 2007)

Wednesday, September 24, 2008

isto é muito bom .. ou como ouvir certas músicas nos entrar na máquina do tempo...



video

e tudo isto porque o album "Dirt" foi considerado o "album da semana" na Radar..

RIP Layne Staley

Monday, September 22, 2008

"The Last Waltz" - a celebração do rock'n'roll por Martin Scorcese



Em 1978, Martin Scorcese teve a sua primeira aventura no mundo musical. Aproveitando o concerto de final de carreira do grupo "The Band" (1976 no dia de Acção de Graças e no mesmo local onde deram o primeiro concerto para "4 pessoas, duas das quais bebadas e duas empregadas bebadas, que começaram uma luta, apesar de não haver gente suficiente para tal"), influente à altura, no universo rock americano, realizou um filme concerto/celebração fantástico.

Socorrendo-se de uma extensa e exemplar equipa técnica ao nível da fotografia e sonoplastia, mostra-nos um concerto, rasgado aqui e ali por entrevistas aos membros da banda (algumas das entrevistas são anteriores e posteriores ao próprio concerto), com enquadramentos à história musical americana, com base nos Blues, Soul e Rock'n'Roll, do Elvis, passando por Screamin' Jay Hawkins, Bo Diddley ou Muddy Waters, ou sessões de estúdio com outros famosos (Emmylou Harris ou The Stapples).

Num palco com pouca produndidade e decor teatral, permitindo uma visibilidade total, "The Band" recebe vários ilustres convidados para cantar na sua última noite. E cada qual deles o mais famoso ou o mais bizarro.
Dada a idade do filme, cerca de um terço dos músicos já morreram, aplicável também aos dois membros dos The Band, já falecidos...

Alguns dos convidados então:
Eric Clapton, Muddy Waters, Neil Diamond, Bob Dylan, Joni Mitchell, Neil Young, Joni Mitchell, Ron Wood, Paul Butterfield, Dr. John, Van Morrison ou Ronnie Hawkins.

Com Muddy Waters:


Pontos importantes:
O vocalista Robbie Robertson "He (Ronnie Hawkins) called me up, and I said, "Sure I'd like a job. What does it mean? What do I do?" And he said, "Well, son, you won't make much money, but you'll get more pussy than Frank Sinatra."

Ainda Robbie Robertson, sobre a entrada na banda de Garth Hudson (teclas, sintetizador), a quem cada um dos membros pagava uma mensalidade de $10 como forma de pagamento de aulas de música, para Garth jsutificar perante a família que não era música da banda, mas sim professor de música (a sua formação).

Com Eric Clapton:

Friday, September 19, 2008

Vão! Exposição "Lisboa 1758 - O Plano da Baixa Hoje"


"Para comemorar os 250 anos do desenho arquitectónico da Baixa lisboeta a Câmara Municipal organizou uma exposição que conta a história desta zona carismática da capital. Até 1 de Novembro no Páteo da Galé, na Praça do Comércio, em Lisboa.
Depois do terramoto de 1755 era urgente reconstruir a cidade. Em 1758 definiu-se o plano urbano para a Baixa, uma grelha de ruas rectas, inédita na Lisboa do século XVIII. Os edifícios apresentavam significativas inovações na construção, privilegiando a segurança e introduzindo novos sistemas, como a estrutura em "gaiola", destinada a impedir a propagação de incêndios.
A extensa exposição agora patente no Páteo da Galé, desenhada por Henrique Cayatte, divide-se em três secções, uma primeira parte com os antecedentes e contexto da cidade pré-1755, a segunda dedicada ao plano de 1758, e uma terceira com a evolução da zona da Baixa entre a segunda metade do século XVIII e a actualidade."
in Publico

excelente oportunidade de (re)ver a história da cidade, a destruição e o renascer de Lisboa.

Wednesday, September 17, 2008

Boss Hog - casal reencontrado no deserto eléctrico do rock



Após o fim dos "Pussy Galore", e com mais de 12 anos de carreira, os Boss Hog, formados pelo casal Cristina Martinez e Jon Spencer (dos Blues Explosion, White Trash, etc) na guitarra e voz, Jens Jurgensen (baixo), Hollis Queens (bateria) e Mark Boyce (teclas) editaram apenas 2 albuns até hoje. o o segundo, "Whiteout" teve direito ao airplay do tema "Itchy & Scratchy" num anúnio da Levi's. Contudo e depois de 8 anos desaparecidos, vão dar à costa, com o primeiro concerto no ATP Nightmare Before Xmas.


Com a agent provocateur Cristina Martinez, qual Diamanda Galas do punk rock, à frente da banda, com o Jon Spencer a dar banho de guitarra a toda a malta, espero e antecipo muito agitação e boa “rockalhada”!

entrevista com Cristina e Jon + excerto de concertos:




Bossh Hog - "Whiteout"

Friday, September 12, 2008

ATP Festival


já é oficial!! E 35 bandas & growing...
na minha tradução livre, em vez de "Nightmare Before Xmas", passa a ser "O Fim da Macacada".
Actores: Eu e o B.

Wednesday, September 10, 2008

mais um!

ír para fora cá dentro .. Campanhã, Porto

Dois dias, em trabalho, no Porto.
Altura para voltar a ver a malta do "Até ao Fim", "O" bar/segunda casa. Muitos obrigados ao Guilherme! e boa viagem à Sardanha!

Sunday, September 7, 2008

"Blood Car"



Tendo, finalmente, um pouco de tempo livre, ontem foi dia de aproveitar a noite de slasher movies do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, MoteLX. Depois de uma curta nacional "Codename Reanimator", foi altura de entrar no paraíso do "gore, guts and boobs" de baixo orçamento.

o filme, "Blood Car" inicia logo com a explicação: num futuro próximo, daqui a duas semanas, o preço do combustível chega aos USD32. Os carros e camiões deixam de circular, circulando-se a pé, bicicleta ou trotinete. E "vocês sabem o que isso quer dizer..people stop to have sex in cars.. only in gravyeard cars"
Archie, professor de uma escola de míudos estuda uma alternativa de combustível, até um dia descobrir que esse futuro passa pelo sangue...

Daí, a passar-se o filme por uma toda dinâmica de revolução pessoal, e as aventuras de Archie, vegan, para conseguir o precioso combustível, para corresponder às iniciativas de uma das slasher girls do filme.

Bom, o filme é um fartote, com personagens bem esgalhadas e exploradas. No fim, ao nosso amigo Archie, depois de descoberto pela polícia, é oferecido o cargo que pretender "mayor, senator" caso produza mais motores daqueles, para aplicação em tanques, aviões.. Archie prontamente recusa, escolhendo "President"... I wonder why... ou a actualização do vilão à actualidade!!

Trailer oficial:


no fim, ainda outro slasher movie, alemão, "Dard Divorce", que se quer minimamente sério e que se revelou uma perfeita seca, com imensas falhas e actores tão credíveis como um rotweiller no mesmo papel.

Thursday, September 4, 2008

"Are you Local?" - "This is a local shop for local people"

único, lindo, negro, perverso: "League of Gentlemen":

Tuesday, September 2, 2008

Robocop, ou "nos dias que correm, o melhor é eu não saír de casa"



Veredicto: cerca de 1cm de ruptura do supra-espinhoso (é um músculo do ombro...não é nada de gastronomia gourmet).
Resultado: paragem total por 2 meses...

Monday, September 1, 2008

Devendra, amigo, o povo está contigo!

O master da freakalheira! Finalmente o video...
Devendra Banhart com "Carmensita" (Natalie Portman no papel), do último album "Smokey Rolls Down Thunder Canyon" 2007